Bronze no Mundial de ginástica para Leonor Mendes e Mariana Alegre

Spread the love

 

Leonor Mendes e Mariana Alegre subiram ontem ao pódio no Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, na categoria de par feminino 11-16 anos.
Depois do 3.º lugar no exercício de equilíbrio, na quarta-feira, o dia de ontem foi ainda melhor para a dupla do Acrogym Clube de Coimbra, com um 2.º lugar na eliminatória de exercício dinâmico, com uma nota excecional, de 27.950 pontos, a sua melhor prestação na prova, e apenas atrás da Inglaterra, que viria a sagrar-se campeã do mundo (28.350).
Com este resultado, Mariana Alegre e Leonor Mendes apuraram-se para a final no 2.º lugar.
Durante a tarde, as conimbricenses voltaram a brilhar, com um exercício que lhes valeu o 3.º lugar, a escassas 50 centésimas da seleção da casa, a Bélgica, que apenas teve melhor nota na execução.
A final foi de grande nível, com as duplas inglesa e belga a superarem as melhores marcas que tinham conseguido até à altura.
Mariana Alegre e Leonor Mendes tiveram uma prestação no capítulo artístico quase tão boa como a das campeãs do mundo (9.200 contra 9.300), e bem acima das belgas (8.950).
No final da prova, Leonor Mendes mostrou um “enorme orgulho por fazer parte da seleção nacional, representando o nosso país a este nível”. “O esforço e as horas de treino compensaram”.
Depois da prestação da manhã, as hora que antecederam a final foram “um misto de ansiedade, stress, angústia, motivação e medo de não acompanhar as expetativas que criamos ao alcançar a segunda melhor nota da manhã”.
“Todo o esforço valeu a pena”, desabafou a mais jovem das duas atletas. “Sempre sonhei, mas nunca pensei que fosse possível sermos as terceiras melhores do mundo”, acrescentou Mariana Alegre.
As duas ginastas fizeram também questão de agradecer “aos treinadores, à família pelo apoio e garra, e a todos os que nos acompanharam, mesmo a distância. Foram incontáveis as mensagens recebidas de amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos!”.
Fernando Alves, um dos treinadores – a par de Patrícia Oliveira e da coreógrafa Débora Amorim – não podia estar mais satisfeito. “Os fins de semana incontáveis, treinos bidiários, horas de trabalho e reforços, tudo valeu a pena. Mesmo sem negligenciar trabalho profissional dos treinadores ou estudo/ aulas das ginastas, o objetivo foi atingido”, destacou.
Agora, o técnico espera “que esta seja uma das várias medalhas que Portugal, através do Acrogym Clube de Coimbra, conquiste”.
O treinador quis ainda “agradecer o apoio proporcionado pelas Clinicas Leite e Certenergia, entre outros, uma vez que nestes escalões não existem outros subsídios, apenas o paitrocínio”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.