Participação indevida de alunos anula decisão do Conselho de Veteranos

Spread the love

O recente processo relativo à garraiada da Queima das Fitas’2018 conheceu ontem novo capítulo, com a anulação da decisão tomada pelo Conselho de Veteranos (CV) esta quarta-feira, que decidiu manter o tradicional evento tauromáquico no programa da festa estudantil, isto depois de um referendo consultivo aos estudantes da Universidade de Coimbra (UC) ter manifestado intenção contrária.

Na base desta anulação está, segundo João Luís Jesus, Dux Veteranorum, o facto de (pelo menos) dois dos estudantes que participaram na reunião não o poderem fazer, uma vez que não cumpriam os requisitos para serem considerados veteranos.
Em conferência de imprensa, João Luís Jesus adiantou que, no cumprimento do que está estabelecido no Código da Praxe da Academia de Coimbra, esta situação “torna nulas as decisões tomadas nessa reunião, dado que a participação dessa pessoa enviesou quer a discussão quer a votação final”.

Neste sentido, o Dux Veteranorum convocou já, para 2 de abril, após a pausa letiva da UC, um CV extraordinário, “sob ponto de ordem único a ratificação do resultado do referendo à academia sobre a garraiada”. Uma reunião marcada para as 21H00 no Auditório Salgado Zenha, no edifício sede da Associação Académica de Coimbra (AAC).
“Perante o Código da Praxe, os veteranos, e a vontade expressa pela sua maioria, são soberanos sobre esta matéria”, esclareceu ainda João Luís Jesus, apelando “a todos os veteranos da UC que compareçam neste espaço que é deles e que reconheçam o resultado do referendo realizado, para que a garraiada seja retirada do programa oficial da Queima das Fitas”.

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.