Multinacional distingue aluno da FCTUC

Spread the love

Aos 24 anos, André Marques Silva, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), tem já o futuro na mão. A classificação de 19 valores na dissertação de mestrado sobre motores elétricos valeu-lhe um estágio e um prémio remunerado atribuídos pela ABB (Asea Brown Boveri), uma multinacional líder em energia e automação.
A tese, intitulada “Interface improvement and development of new tools in the bobisoft software”, foi orientada pelo docente Fernando Ferreira. “Foquei-me na otimização de motores elétricos e de que forma é possível tornar o seu fabrico mais barato”, explicou ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS, após ter recebido o prémio, numa cerimónia que decorreu no pólo II.
“É para mim uma grande honra receber este prémio tão valioso”, afirmou, revelando que vai poupar o dinheiro, mil euros, para investir no doutoramento e avaliar as condições do estágio proposto pel ABB.
O “Prémio ABB”, referente ao ano letivo 2016/2017, foi entregue por Manuel Dias, da empresa, que é ex-aluno da FCTUC. “A ABB irá continuar a apoiar jovens e instituições que desta forma terão motivações extra para terem melhores resultados”, referiu.
“Estes prémios são bastante importantes numa altura em que os alunos têm a atenção absorvida por outras coisas, como as redes sociais, e são motivados a fazer apenas o estritamente necessário. Esquecem-se que a excelência, chegar mais longe, passar barreiras é o que os vai catapultar para o mercado de trabalho”, sublinhou Sérgio Cruz, do DEEC.
O responsável referiu que sempre que contactam o departamento “as empresas procuram algo especial”, considerando que “o prémio é vantajoso para todas as partes” e “uma motivação adicional para os alunos”. Também Luís Neves, diretor da FCTUC, salientou que a ABB está “sempre na vanguarda do desenvolvimento tecnológico”, sendo “uma aposta importantíssima manter a colaboração”.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.