Fundo Solidário já ajudou mais de 450 estudantes carenciados

Spread the love

Foto DB-Luís Carregã

“Lembro-me de uma situação de um aluno [da Universidade de Coimbra] que chegou às nossas instalações com as malas porque não tinha para onde ir”. A situação, relatada por José Afonso, aconteceu nos últimos quatro anos, estando ele na qualidade de provedor do Estudante da UC. E vão ao encontro das palavras do padre Paulo Simões, diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP). “Embora sejam pontuais, existem casos de sem abrigo, e até de fome, no ensino superior”, afirmou.
Ora, quando um aluno chega a esse estado, “é porque, no passado, falharam todos os apoios possíveis”. Foi com o propósito de apoiar estudantes do ensino superior – e não só os da UC – em risco de abandono escolar por causa de dificuldades económicas, que foi criado o Fundo Solidário, um projeto IUJP, no âmbito da Pastoral do ensino superior, que reúne diversas entidades da cidade de Coimbra.
Desde que “nasceu”, em maio de 2010, o projeto já prestou apoio a mais de 450 estudantes, tendo atribuído cerca de 200 mil euros.

 

Notícia completa na edição impressa do dia 21 de novembro de 2017

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.