Opinião Académica – Por que sou da Académica

Posted by
Spread the love

FOTO DR

1 Toda a minha família é da AAC e eu não poderia deixar de ser desta Instituição que amo porque , também aqui , o ADN é fundamental.

2 É a Maior Instituição Desportiva e Cultural Portuguesa – já que sempre vimos a AAC como um Todo – não apenas o Futebol. Movimenta mais de 5.000 atletas por dia em treinos nas mais diversas Secções Desportivas. – 26 ; Se pensarmos em modalidades  raras em Portugal como o Basebol  p.ex. a AAC tem.

3 Possui 15 Secções Culturais entre as quais a RUC- única Rádio-Escola da Península Ibérica.

4 Tem 26 Núcleos de Estudantes

5 São também da Instituição 10 Grupos Académicos: como a Fan-Farra Académica de Coimbra ou a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra , como exemplos.

6 Existem na AAC 10 Organismos Autónomos entre os quais o TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra , fundado em 1938 ,entre outros, por meu tio José de Campos Coroa e que é o Grupo de Teatro Universitário mais antigo da Europa em actividade contínua e o Nosso OAF que é o “ clube “ dos Estudantes , uma instituição que é um verdadeiro símbolo Nacional e até mesmo planetário com várias filiais espalhadas pelo Mundo. Dimensão esta só foi possível de atingir porque em torno da Bandeira da “ Briosa “ se reuniu a generosidade de milhares de jovens que nos meandros desportivos deram o melhor de si próprios e fora deles mantiveram comportamento cívico que tudo fez , sem recuos , pela Liberdade e Solidariedade Nacional.

A AAC –oaf no dizer de Manuel Alegre “ não se explica. Implica poesia e paixão. Não se é da Académica por isto ou por aquilo , é-se da Académica porque sim !

Hoje em dia uma AAC-oaf representada apenas por estudantes já não pode regressar já que o poder do “ Negócio “ do futebol o impede. Mas , uma AAC-oaf representada pelo maior número de Estudantes possível é o caminho ! Vamos agregar em sua volta mais sócios e adeptos , cativando a cidade de Coimbra ( a começar pelos jovens) rumo às vitórias necessárias para recolocar a AAC , já esta época , na Divisão Principal do Futebol Nacional. É por tudo isto que é muito importante a presença no Congresso do próximo dia 4 de Novembro ,pois há que traçar caminhos novos e reacender o farol da Esperança.

Parafraseando de novo o Poeta Manuel Alegre : “ Somos da Académica como quem respira e , quando vejo uma camisola negra entrar em campo , é para mim uma festa e sinto uma lágrima no canto do olho. A Académica é isso : uma festa , uma lágrima “.

E é assim há 130 anos…

8 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.