José Esteves deixa CDU de fora da “geringonça”

Posted by

 

 

 

O PS recusou que a CDU fizesse parte do executivo da Junta de Buarcos e São Julião, tendo optado por uma “geringonça” apenas com o BE.

 

José Esteves viu-se obrigando a recorrer a uma coligação pós-eleitoral com os bloquistas, que, ao elegerem Pedro Oliveira, passaram a ser o fiel da balança na assembleia de freguesia, deixando a CDU de fora.

“Possivelmente, porque prefere uma oposição mais forte”, ironizou António Baião, da CDU, acrescentando que  “também deve ser mais fácil gerir o executivo com uma formação politica [o BE] que não tem organização e que só está na freguesia ao sábado e ao domingo”.

“Fomos contactados pelo PS e contrapusemos propostas de âmbito político e a integração no executivo”, declarou Pedro Oliveira. “Acima de tudo, o que interessa é fazer funcionar um executivo que dê garantias a quem acreditou em nós”, justificou José Esteves.

João Saltão, que liderou a lista do PSD, a segunda força política mais votada, revelou que tentou formar uma “geringonça” atípica para a assembleia de freguesia.

Na Marinha das Ondas, o PS também fez acordo com o BE.

 

Informação completa na edição impressa

2 Comments

  1. João Saltão says:

    O autor desta notícia (J Alves), contactou-me telefonicamente, ontem dia 17 Outubro, tendo-me perguntado se tinha realizado diligências com outros partidos, no sentido de estabelecer acordos pós eleitorais no quadro da oposição na Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião. A minha resposta traduziu o que realmente se passou – não estabelecemos acordos pós-eleitorais com nenhuma força política, tão simplesmente conversamos informalmente com elementos da CDU e do Bloco de Esquerda, sem quaisquer consequências. Ora isto é muito diferente da frase deturpada que o jornalista publica hoje no Diário as Beiras – "João Saltão, que liderou a lista do PSD, a segunda força política mais votada, revelou que tentou formar uma “geringonça” atípica para a assembleia de freguesia". Daí que, para além de condenar o péssimo comportamento ético de distorção da verdade por parte de J Alves, exijo que o mesmo publique nota correctiva em próxima edição, João Saltão

  2. António Baião says:

    A Minha Declaração de Voto como eleito da CDU
    António Baião
    Na qualidade de eleito da CDU declaro que desde a noite das eleições, os candidatos da CDU à Freguesia de Buarcos São Julião, decidiram que iriam contribuir para uma solução à esquerda de formação do Executivo da Junta de Freguesia.
    No decorrer do processo, manifestámos à força mais votada, o Partido Socialista, que não aceitaríamos ser preteridos por outra força política neste contexto de governação à esquerda. Afirmámos que, a concretizar-se essa situação, votaríamos contra, porque somos e seremos coerentes.
    Dissemos ainda ao PS, em reunião pedida por esta força política, que aceitaríamos um lugar de vogal na composição do Executivo, tendo evocado as experiências anteriores em São Julião em dois mandatos e também na freguesia de Tavarede.
    O PS optou por chamar ao Executivo o eleito da força menos votada.
    Assumirá, naturalmente, esta sua decisão perante os seus eleitores.
    Por nosso lado, assumiremos perante a população, sem diferenciações, o nosso papel de oposição, com responsabilidade, determinação, atenção redobrada, como é nossa imagem de marca onde trabalhamos.
    As populações das freguesias, que queremos voltem a estar separadas, poderão contar com a CDU. Poderão contar com o PCP.
    Figueira da Foz, 17 de Outubro de 2017
    Permita-me Senhor Presidente da Assembleia em exercício e futuro Presidente da Junta de Freguesia, que fora da declaração de voto, mas neste contexto, termine esta minha primeira intervenção como eleito, informando todos os presentes e por seu intermédio todos os fregueses, de que irei estar aqui e em cada lugar da freguesia, todos os dias de segunda a domingo e peço clareza e seriedade a todos os intervenientes nas reuniões que antecederam a constituição deste executivo, sobre as explicações das suas opções e decisões e reservo para o futuro outros esclarecimentos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.