Penacova com financiamento para saneamento básico

Posted by

DR

A Câmara Municipal de Penacova obteve financiamento europeu para as obras de saneamento básico nas freguesias de Lorvão e de Figueira de Lorvão, que vão melhorar “a qualidade de vida dos cidadãos”, foi hoje anunciado.

A autarquia explica em comunicado hoje enviado à agência Lusa que lançou recentemente os concursos públicos de empreitada para construção da rede de saneamento de Chelo e de Chelinho, na freguesia de Lorvão, e de Telhado, na freguesia de Figueira de Lorvão.

“Os anúncios foram já publicados em Diário da República e o investimento ascende a 1.547.634,22 euros, sendo que 1.103.725,23 euros serão comparticipados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, programa temático do Portugal 2020”, adianta.

A execução da rede de saneamento do lugar de Telhado e encaminhamento dos efluentes para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Penacova conta com um investimento de 507.218,29 euros e a rede de saneamento dos lugares de Chelo e de Chelinho, e respetivo encaminhamento dos efluentes para a ETAR de Penacova, terá um investimento de 762.205,93 euros.

Segundo a autarquia de Penacova, no caso da localidade de Telhado, a rede de saneamento básico também servirá a Unidade de Cuidados Continuados “Solar de Billadonnes”, que ali funciona.

Relativamente a Chelo e a Chelinho, sustenta que com a implementação da rede de saneamento a freguesia de Lorvão “fica com perto de 100% de cobertura efetuada”.

Para Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, “estas operações têm uma taxa de comparticipação de 85% do Portugal 2020 e os prazos de execução são de 180 dias para Chelo e Chelinho, e de 150 dias para Telhado, tendo o município garantido o sucesso da candidatura efetuada”.

“Com esta obra no concelho, a qualidade de vida dos cidadãos ficará ainda mais beneficiada, respeitando o ambiente e a sustentabilidade, dotando o concelho de equipamentos públicos modernos”, refere o autarca citado no documento.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.