Município da Figueira incentiva a reutilização dos manuais escolares

Spread the love

FOTO DR

A autarquia da Figueira da Foz apresentou o programa municipal “Spin Figueira”. Esta iniciativa tem como objetivo a “gestão sustentável dos recursos e da universalização da utilização de materiais didáticos de qualidade nas escolas do concelho”.

De acordo com o vereador António Tavares, este projeto inovador a nível nacional permite às famílias poupar até 80 por cento nos livros escolares dos seus filhos e recuperar parte das despesas com os livros do ano anterior.

De que forma? Em primeiro lugar, os interessados devem fazer já este mês o registo aqui ou na aplicação Spin do telemóvel com sistema operativo IOS ou Android. Após a colocação dos manuais de que já não vai precisar na plataforma, o encarregado de educação fica logo a saber se aqueles livros são elegíveis e quanto ganhará por eles.

Depois de registar todos os manuais, deve entregá-los com a respetiva guia num dos postos Spin Figueira – EB 2,3 Pintor Mário Augusto, EB 2,3 Infante D. Pedro, EB 2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo, EB 2,3 Dr. João de Barros, Escola Secundária de Cristina Torres, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Colégio de Quiaios, Biblioteca Municipal e Loja Ponto Já (Edifício Paço de Tavarede) –, onde serão recolhidos pela equipa.

Os manuais serão transportados para o Spin Center, onde a equipa vai certificar-se de são adotados numa das escolas do concelho e se estão em boas condições de utilização.

Após avaliação e recuperação pela equipa, os manuais ficarão disponíveis para outros alunos da Figueira da Foz e o respetivo reembolso é depositado na conta bancária dos encarregados de educação.

Ao mesmo tempo, os pais podem reservar os livros do próximo ano com 60 por cento de desconto. Os manuais reutilizados, com garantia de qualidade, serão entregues antes do início do ano letivo.

O projeto SPIN Figueira da Foz é desenvolvido pela Book in Loop, uma start-up tecnológica dedicada a trazer as ferramentas da sharing-economy para o setor da educação, tendo já, numa fase inicial, testado o projeto com sucesso junto de 19.000 famílias.

Refira-se que as famílias portuguesas gastam, em média, 216 euros em manuais escolares todos os anos entre o 5.º e o 12.º ano de escolaridade. Os manuais, apesar de duradouros, na maior parte dos casos acabam numa prateleira passados apenas 10 meses de utilização.

Este problema representa anualmente, no todo nacional, uma despesa na produção de novos manuais de quase 200 milhões de euros, a emissão de 20 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40 mil árvores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.