Arrozais dão energia a ave para voar de Portugal à Holanda sem escalas

Posted by
Spread the love

DR

Um estudo desenvolvido por investigadores portugueses e espanhóis concluiu que os arrozais fornecem energia bastante à ave migradora maçarico-de-bico-direito para voar entre Portugal e Holanda, por exemplo, sem necessidade de fazer escalas.

Uma investigação desenvolvida por oito especialistas portugueses e espanhóis permitiu descobrir que o maçarico-de-bico-direito consegue tirar do arroz a energia necessária para efetuar grandes voos sem sobressaltos, revelando uma “plasticidade fisiológica e metabólica impressionante”, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada à agência Lusa.

Com a alteração dos habitats naturais pela pressão humana, “o maçarico-de-bico-direito (limosa limosa), uma espécie de ave migradora de longo curso ameaçada, foi obrigado a mudar a sua alimentação”, refere a UC.

“A crescente pressão antropogénica registada nos habitats estuarinos está associada à alteração de comportamento desta espécie – que todos os anos voa entre Portugal e o Norte da Europa, nomeadamente a Holanda –, que passou a alimentar-se nos arrozais do vale do Tejo”, acrescenta a UC, na mesma nota.

“Mas será que esta nova dieta fornece energia suficiente para garantir o voo direto até ao destino final ou, pelo contrário, pode colocar em risco o ciclo migratório destas aves?”, questionaram os investigadores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.