Segunda fase da dragagem da Lagoa de Óbidos prolongada por mais um ano

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

A segunda fase da dragagem da Lagoa de Óbidos, orçada em 16 milhões de euros, deve arrancar no último trimestre de 2017 e prolongar-se por mais de um ano, anunciou a Agência Portuguesa de Ambiente (APA).

“Estamos a trabalhar no projeto para estar concluído até agosto e prevemos lançar o concurso público internacional em outubro, mas o início da obra não deverá acontecer antes de setembro ou outubro de 2017”, afirmou o presidente da APA, Nuno Lacasta.

A obra, orçada em 16 milhões de euros, prevê a retirada de 850 mil metros cúbicos de areia do leito da lagoa, o que, segundo Nuno Lacasta, “obrigará a que até final de junho tenham de ser feitas afinações nos locais previstos para a deposição dos sedimentos”, previamente acordados com as duas autarquias ribeirinhas das Caldas da Rainha e Óbidos.

A eventual contaminação das areias a retirar da lagoa foi hoje uma das preocupações mais vincadas durante uma reunião pública da Comissão de Acompanhamento daquele ecossistema, realizada no Inatel da Foz do Arelho.

Autarcas, pescadores, mariscadores e associações ambientalistas temem que, durante as dragagens, sejam encontradas areias com um nível de contaminação superior ao previsto pela APA, caso em que, defendeu o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, a APA “deve ter um plano B”, caso tenha de ser alterado o projeto.

Nuno Lacasta assegurou, durante a reunião, que os dragados serão monitorizados “antes, durante e depois da obra”, mas admitiu que, mesmo que não venham a revelar-se surpresas em relação aos níveis de contaminação, as areias retiradas poderão sempre determinar o arrastamento do projeto por “cerca de um ano ou ano e meio”, dado terem de secar antes de poderem ser transportadas para os locais de depósito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.