Coimbra inundada após a barragem da Aguieira ter aberto as comportas (com fotos)

Posted by
Spread the love

[metaslider id=117502]

As inundações provocadas ontem pela subida de águas do rio Mondego em Coimbra deveram-se a um aumento do caudal afluente da Barragem da Aguieira ao fim do dia de domingo, o que terá surpreendido a equipa que estava a monitorizar as descargas da barragem.

Segundo fonte da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), até às 18H00 de domingo, o caudal não era preocupante, só depois é que a quantidade de chuva obrigou a que as comportas fossem abertas, tendo atingido um máximo de 1.470 m3/seg. por volta das 2H00 da madrugada de ontem, o dobro do valor para o qual foi dimensionado o projeto do Mondego e mais 270m3/seg. do que já seria considerado caudal de cheia.

Com 700m3/seg. é normal que as esplanadas do Parque Verde do Mondego fiquem submersas, tal como o DIÁRIO AS BEIRAS antecipou na edição da passada sexta-feira, mas as cheias ultrapassaram o previsível quando invadiram a Praça da Canção, uma parte da variante entre as pontes Europa e da Portela (interrompendo o trânsito), habitações térreas e garagens da Quinta da Várzea e as ruínas do Mosteiro de Santa-Clara a Velha (onde dois automóveis ficaram submersos e cinco outros bloqueados numa zona mais elevada).

Versão completa na edição impressa

45 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.