Sete novas espécies de insetos descobertas na Mata do Buçaco

Posted by
Spread the love

BUÇACO

Foram descobertas sete novas espécies de insetos na mata do Buçaco, anunciou hoje a Fundação Mata do Buçaco (FMB). A revelação surge na sequência do trabalho de especialistas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto BRIGHT/Sement Event.

“Ao todo, na referida serra do concelho da Mealhada, haverá pelo menos 1.258 catalogadas, sendo que 219 destas surgiram na sequência do trabalho ali desenvolvido nos últimos quatro anos”, refere a FMB.

Segundo a Fundação, que cita os biólogos Tatiana Pinhal (Universidade de Aveiro) e João Moreira (Universidade do Porto), as sete novas espécies deverão apenas existir no Buçaco e estão a ser estudadas na Bélgica.

A bióloga Tatiana Pinhal, também citada na nota, considera a descoberta como uma “enorme surpresa” e salienta que “os invertebrados são imensamente diversos no Buçaco e muito importantes, porquanto permitem relevar a importância da Mata Nacional para a preservação de uma biodiversidade em declínio e colmatar a escassez de informação destes grupos taxonómicos para o centro do país”.

Os especialistas identificaram também no Buçaco outras espécies raras como a formiga ‘Solenopsis lusitanica Emery’ e o escaravelho ‘Anoplodera sexguttata’, bem como espécies protegidas pela União Europeia como o longicórnio ‘Cerambyx cerdo mirbecki’.

A Mata Nacional do Buçaco é uma área protegida localizada na freguesia de Luso, concelho da Mealhada, com cerca de 105 hectares totalmente murados, que incorpora também 250 espécies de árvores e arbustos do mundo inteiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.