Associação Spine Matters alerta a população para as doenças da coluna

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

As patologias da coluna afetam uma grande percentagem da população e são das principais queixas dos doentes que recorrem aos cuidados primários?

Sim. A patologia da coluna é a segunda causa de queixas dos doentes que recorrem ao médico de família. Representa em Portugal a primeira causa de baixa laboral e de incapacidade transitória e permanente para o trabalho. São números muito elevados se tivermos em conta que 7 em cada 10 portugueses sofre ou já sofreu de dores nas costas. Estes números têm um significado muito importante não apenas na saúde individual de cada um bem como na sua repercussão socioeconómica, pois temos de ter a perceção de que mais de 25% dos portugueses sente que a sua atividade profissional já foi prejudica ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores na coluna vertebral.

Em todo o mundo, um grande número de pessoas sofre de dores nas costas?

Os números que referi não são exclusivos da população portuguesa. Um estudo recente publicado na revista Lancet aponta para um número de 632 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de dores na coluna vertebral, número este que aumentou cerca de 45% nos últimos 20 anos.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.