EUSA’2018 permitem reabilitar Estádio Universitário, diz reitor da UC

Spread the love

eusa games 2018 2 DR

Coimbra vai ser a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários (Jogos EUSA) de 2018, anunciou hoje o comité executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, em Denizli, na Turquia.

O anúncio do vencedor da candidatura aos Jogos, a que também concorria a cidade finlandesa de Tampere, foi feito hoje, por volta das 20H30 portuguesas, durante a gala da assembleia anual da associação europeia, onde estavam presentes representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e da Universidade de Coimbra (UC), instituições líderes da candidatura portuguesa.

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, também presente no anúncio do vencedor, considerou que os Jogos EUSA de 2018 são uma forma “de o caráter global da UC ser reafirmado no espaço europeu”.

O reitor salientou que, com a realização do evento, será possível “reabilitar o Estádio Universitário de Coimbra (EUC) para os próximos 50 anos”, algo que seria complicado fazer “sem os Jogos Universitários”.

A reabilitação do EUC, que “será a grande fatia do investimento” para os Jogos, “deverá rondar entre os 7 e os 8 milhões de euros”, informou.

Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.