Ninhos de cegonha retirados da A25 e transferidos para local próximo

Posted by
Spread the love

ng1440541A ASCENDI, concessionária da A25, anunciou hoje que fez a transferência dos ninhos de cegonhas que estavam junto ao nó de Angeja, para uma zona próxima, por razões de segurança.

Numa nota à imprensa, aquela empresa informa que “procedeu a uma complexa operação de transferência para local apropriado dos 20 ninhos de cegonha-branca (Ciconia ciconia) que estavam instalados sobre os pórticos de sinalização da autoestrada A25, nas imediações de Angeja, junto à Ria de Aveiro”.

A transferência, realizada nos dias 09 e 10, com a ajuda de uma grua, é justificada pela dimensão e peso dos ninhos, que “podem chegar a atingir um metro de diâmetro e quase 500 quilos de peso” e pela sua localização “inapropriada” sobre a autoestrada.

Os ninhos construídos pelas cegonhas na Ria de Aveiro e, em particular, sobre pórticos de sinalização da A25, tinham vindo a aumentar de número nos últimos anos, pelo facto de a zona ser propícia à procriação da espécie, por terem nas proximidades variados habitats ricos em alimentação.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.