Reforço da restinga que protege Esposende envolve construção de duna artificial

Posted by
Spread the love

cmpraia2A obra de reforço da restinga de Ofir, que protege a cidade de Esposende, vai envolver a construção de uma duna artificial e deverá estar concluída dentro de um ano, informou hoje a Polis Litoral Norte.

Fonte daquela sociedade disse à Lusa que esta obra está em concurso público até 11 de dezembro por dois milhões de euros, prevendo a sua execução, depois de consignados os trabalhos, em 180 dias.

Esta empreitada de manutenção e reforço do cordão dunar da restinga de Ofir, visa, segundo aquela sociedade, a “reposição das condições naturais do ecossistema costeiro” e que “assegurem a sua estabilidade biofísica por via da renaturalização de áreas degradadas”.

A mesma fonte explicou à Lusa tratar-se de uma obra justificada pelas “fragilidades erosivas” detetadas no cordão que protege a foz do rio Cávado, em Esposende.

Sem este reforço, acrescentou, a água do mar “poderá entrar no estuário”, levando ao aumento da salinidade, o que provocaria “alterações no equilíbrio daqueles ecossistemas”, além de ameaçar, em termos de proteção civil, a marginal da cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.