Ministro da Economia defende aposta europeia no gás de xisto

Posted by
Spread the love

Álvaro Santos Pereira

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, defendeu hoje que os países europeus devem apostar na produção de energia a partir do gás de xisto, para diminuir a fatura energética das empresas e aumentar a sua competitividade.

“Quando os Estados Unidos (…) apostam no gás de xisto e a Europa diz ‘não sei, vamos ver’, a Europa está a cometer um enorme erro”, sustentou o governante.

A União Europeia deve, de acordo com Álvaro Santos Pereira, desenvolver políticas energéticas “que criem emprego e que não deixem fugir indústria para a Ásia ou para os Estados Unidos”.

Os custos energéticos “muito grandes” são um fator de diminuição de competitividade das empresas europeias face a países como a China, onde a eletricidade é “três vezes mais” barata, indicou.

O ministro da Economia falava hoje em Sines, na cerimónia de inauguração da Enerfuel, uma fábrica de produção de biocombustíveis da Galp Energia.

Álvaro Santos Pereira frisou a importância deste novo projeto, não só a nível ambiental, mas também para a balança comercial portuguesa, através do “aumento das exportações” e da “diminuição das importações”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.