Europa deve “ajudar” na formação de enfermeiros portugueses

Posted by
Spread the love

22 Graduação2013 (7)A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tem, nos últimos quatro anos, 95,4 por cento dos seus diplomados empregados. Porém, uma grande parte em países como o Reino Unido, França, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suíça. Por essa razão, a presidente da ESEnfC propõe que a Europa financie a formação dos enfermeiros portugueses que vão trabalhar para o espaço comunitário.

“Temos de, pelo menos, garantir que a Europa, que usufrui da qualidade dos nossos diplomados, contribui financeiramente para a sua formação”, diz Maria da Conceição Bento, que defende um apoio específico de financiamento para esta área, “inscrito no Novo Programa Quadro”, o que defendeu sábado, ao discursar na cerimónia de graduação dos novos enfermeiros diplomados pela ESEnfC.

Na ocasião, e perante um Pavilhão Multidesportos de Coimbra repleto de amigos e familiares que se juntaram na cerimónia de imposição de insígnias dos novos enfermeiros, a presidente da ESEnfC reiterou que “é tempo de ponderar as políticas na área da saúde e que não se desperdiça um dos maiores bens em que a sociedade portuguesa investiu nos últimos anos: recursos humanos qualificados”.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.