Coimbra quer 16 mil cirurgias em ambulatório

Spread the love

22 covoesA unidade de cirurgia de ambulatório (UCA) do Hospital dos Covões, em Coimbra, deve atingir as 16.000 cirurgias em 2014, revelou sábado o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Martins Nunes, em entrevista à agência Lusa, revelou também ser intenção do CHUC atingir, no final de 2014, 65% de cirurgias em ambulatório, com as restantes 35% a serem efetuadas no modelo clássico, isto é, com mais tempo de internamento. A cirurgia em ambulatório caracteriza-se por menor tempo de internamento, no máximo com pernoita até 24 horas.

O presidente do Conselho de Administração (CA) do CHUC falava à Lusa a propósito do primeiro ano da UCA do Hospital Geral (vulgo Covões): “A UCA, neste momento, tem capacidade para oito mil doentes por ano, mas queremos atingir as 16.000 cirurgias até final de 2014, conseguindo assim atingir os 65% de cirurgias no modelo de ambulatório”. Neste momento, explicou Martins Nunes, toda a cirurgia em ambulatória do CHUC é já realizada no hospital dos Covões.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.