Investigadores descobrem equivalentes do peixe zebra nos seres humanos

30 PeixeZebra_copy[2]Investigadores descodificaram o genoma do peixe zebra, um “organismo modelo” utilizado nos laboratórios para estudar as doenças humanas, e descobriram que 70 por cento dos genes do pequeno peixe têm um equivalente nos dos seres humanos. Este genoma é o maior descodificado até agora num vertebrado, segundo a agência France Presse.

O genoma foi codificado com um tal grau de precisão que permitirá “fazer comparações diretas entre os genes humanos e os genes do peixe zebra”, sublinhou Derek Stemple, geneticista no Wellcome Trust Sanger Institute de Cambridge (Reino Unido).

O investigador, que dirigiu dois estudos publicados na revista britânica Nature, explicou que o genoma daquele vertebrado “é muito semelhante ao dos humanos, 70 por cento dos genes humanos têm um homólogo no peixe zebra”, e que, se se tiver em conta apenas os genes associados às doenças humanas, a proporção sobe para 84 por cento.

Ver versão completa na edição impressa