“Habemus Papam” (transmissão em direto)

Spread the love

FUMO BRANCO ROMA DR

Fumo branco saiu hoje da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, às 18H06 em Lisboa, assinalando a eleição de um novo papa.

Em seguida, os sinos da basílica de São Pedro tocaram a repique, anunciando a escolha do novo chefe da Igreja católica.

Uma vez escolhido, o eleito responde a duas questões do decano dos cardeais: “aceita a eleição canónica como soberano pontífice? qual o nome escolhido?”. Se responder “sim” à primeira questão, o eleito torna-se imediatamente papa e bispo de Roma.

Após a designação do novo papa, cabe ao cardeal camarlengo, Tarcisio Bertone, colocar o novo anel papal no dedo do eleito.

Estes são os dois últimos atos formais do conclave.

O novo papa entrará depois numa sala adjacente à capela Sistina, denominada “Sala das lágrimas” porque vários papas aí deram largas à emoção perante a tarefa que lhes era confiada, e envergará uma das três sotainas brancas, de diferentes tamanhos, preparadas pelo alfaiate escolhido pelo Vaticano.

Um a um, os cardeais prestam homenagem ao novo papa, antes do anúncio aos fiéis, que cabe ao “protodiácono” (o cardeal mais antigo no cargo), atualmente o francês Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

“Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam! Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum…Sanctae Romanae Ecclesia Cardinalem…, Qui sibi nomen imposuit…”, dirá Tauran em latim.

[Anuncio-vos uma grande alegria, temos um papa, o muito eminente e reverendo senhor, o senhor (nome do eleito, traduzido em latim), cardeal (apelido do eleito não traduzido) da Santa Igreja romana o qual escolheu o nome de … (nome do eleito)].

O novo papa profere depois a bênção apostólica “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), a partir da varanda da basílica de São Pedro.

Os 115 cardeais eleitores decidiram na votação da tarde o sucessor de Bento XVI, que renunciou a 28 de fevereiro.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.