Câmara da Nazaré pede reparação do molhe norte do porto de abrigo

Spread the love

Nazaré

A Câmara da Nazaré solicitou hoje ao Governo que o molhe norte do porto de abrigo, danificado pelo mau tempo, seja reparado urgentemente e os empresários locais que sofreram prejuízos possam ser incluídos numa linha de apoio.

“A agitação marítima fragilizou a cabeça do molhe norte do porto de abrigo e entendemos que deve ser solicitado às entidades competentes a sua urgente reparação, até por questões de segurança da navegação, já que como se sabe a previsão é para que as condições meteorológicas se possam agravar”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso.

A proposta enviada ao Governo foi hoje aprovada por unanimidade pelo executivo, que defende também que, “caso haja alguma linha de apoio governamental para recuperação e reparação dos estragos provocados por esta intempérie”, os empresários da Nazaré e todos os prejudicados, “possam ser incluídos e beneficiar de apoio”.

Em causa estão, sobretudo, segundo o autarca, “situações de esplanadas que ficaram completamente destruídas ou lojas com vidros partidos e danos devido a inundações e areia empurrada para os estabelecimentos”. Há ainda casos de “carros que foram apanhados por árvores que caíram ou objetos arremessados pelo vento”, concretizou o autarca.

Apesar de não ter sido dos concelhos mais afetados, o concelho da Nazaré esteve “pela primeira vez em alerta vermelho” e sujeito a “condições meteorológicas extremamente adversas.

O texto da proposta realça o papel desenvolvido pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, tendo a ação concertada da PSP, GNR, bombeiros, serviços municipalizados, empresa municipal Nazaré Qualifica, Câmara e juntas de freguesia contribuído para “a minimização de estragos e o apoio à população”.

Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.