Coimbra quer avançar na direção certa para a mobilidade

Posted by
Spread the love

 

 

 

Para a semana, assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade e o município de Coimbra adere, uma vez mais, a esta iniciativa que decorre, este ano, sob o temaAvançando na direção certa”. Pretende-se com esta campanha anual europeia sensibilizar as autoridades locais para promoverem os meios de transporte sustentáveis e os cidadãos para ficarem a saber mais e experimentarem novas soluções de mobilidade urbana.
O programa desta semana foi ontem apresentado e, de acordo com o vereador Paulo Leitão, procurou-se que fosse “arrojado” e que leve as entidades públicas e privadas a adotar a mobilidade.
O programa (ver coluna ao lado),  começa na manhã da próxima segunda-feira, com a inauguração do simulador dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que “ajuda a potenciar a formação dos motoristas”.
Entre outras ações, a Semana Europeia da Mobilidade contempla a abordagem a temas de projetos previstos para a cidade, nomeadamente, a turbo rotunda e a ciclovia.
De acordo com Paulo Leitão, nesta semana, haverá ainda o lançamento do concurso para mais passadeiras podotáteis (como a que já existe junto do edifício da Câmara Municipal de Coimbra) para invisuais e amblíopes que deverão, dentro de algum tempo, “estar em todo o concelho”.
Sempre a pensar na mobilidade dos cidadãos e na melhoria das condições, a autarquia reservou para esta semana a correção de pontos negros identificados pelos SMTUC. “Será inaugurado um novo corredor BUS na avenida Fernão de Magalhães, entre a Auto-Industrial e a Casa do Sal”, que, como explicou o autarca, se insere num conjunto de medidas que têm vindo a ser adotadas.

 

Ver versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.