Autarcas de Leiria e Ourém partem para Bruxelas à descoberta de explicações

Posted by
Spread the love

 

 

Autarcas do distrito de Leiria e do concelho de Ourém deslocam-se na quarta-feira a Bruxelas, para obterem informações da Comissão Europeia sobre como podem beneficiar dos próximos fundos comunitários, informou o presidente da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura.

“A discussão do próximo quadro comunitário de apoio com técnicos superiores da Comissão Europeia é um dos pontos importantes que marca a nossa visita”, explicou António Lucas, que é também presidente da Câmara da Batalha.

Segundo o presidente da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), “é positivo tentar-se perceber, por antecipação, quais as linhas mestras para o período 2014-2020, de forma a que os autarcas possam atualizar os planos estratégicos em função dos fundos comunitários disponíveis”.

O vice-presidente da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, outro dos autarcas que integra a comitiva, salientou “a necessidade que os municípios têm, neste momento de crise, de conhecer melhor as estratégias inscritas no próximo quadro de apoio, para desenvolver no território ações eficazes”.

Já o vice-presidente da Câmara de Ourém, José Alho, valorizou esta visita, tendo em conta que é “necessário adquirir conhecimento e informação que possa ter aplicação concreta na gestão municipal, mas também numa perspetiva de desenvolvimento regional”.

O presidente da ADAE, António Lucas, frisou que “as sessões de trabalho vão abordar uma componente essencial, a do voluntariado” e, por isso, “será importante saber, nessa área, qual a estratégia da Comissão Europeia”.

Além de oito autarcas, cinco comandantes de corporações de bombeiros do distrito vão marcar presença em Bruxelas.

Esta viagem de três dias “poderá servir para perceber o apoio que pode ser dado na ação diária das corporações”, mas também para “mostrar às instâncias europeias a experiência de voluntariado, que é património raro no mundo ao nível dos bombeiros e da proteção civil”, afirmou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria, Almeida Lopes.

A jornada de trabalho, de 12 a 14 de setembro, surge no âmbito de um protocolo entre a ADAE e a Comissão Europeia, que culminou na criação do Centro de Informação Europe Direct da Alta Estremadura, em funcionamento desde 2009.

“Os fundos estruturais e a política de coesão” e a “Estratégia 2020 e as políticas de emprego na União Europeia” são duas das sessões em destaque marcadas para quinta-feira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.