Enfermeiros do Centro Hospitalar Leiria-Pombal suspendem greve

Spread the love

D.R.

Os enfermeiros do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) anunciaram esta sexta-feira a suspensão da greve, convocada na semana passada, depois da administração ter assumido o compromisso de pagar as horas extraordinárias reclamadas pelos trabalhadores.

A coordenadora regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Dina Mendonça, referiu à agência Lusa, que o Conselho de Administração do CHLP “assumiu o compromisso” de pagar a totalidade das “horas penosas e extraordinárias” pelas regras da legislação em vigor, “com efeitos retroativos a janeiro de 2011”.

Segundo a dirigente sindical, o pagamento será faseado, tendo em conta que os valores serão pagos a cerca de 150 enfermeiros.

Assim, as horas realizadas em julho serão pagas já em setembro, bem como os “acertos relativos ao trabalho noturno”.

“O pagamento das horas efetuadas aos sábados, domingos e feriados serão pagas após o departamento de recursos humanos do CHLP concluir a contabilização dessas horas realizadas por cada enfermeiro”, acrescentou Dina Mendonça.

Reconhecendo que o procedimento é “moroso”, a dirigente sindical explicou que o sindicato aceitou a proposta do Conselho de Administração, que garantiu regularizar a situação até ao primeiro trimestre de 2013.

“O Conselho de Administração referiu que não era sua intenção discriminar os enfermeiros”, mas que não avançou com os pagamentos, uma vez que “não obteve resposta do Ministério da Saúde” às questões colocadas “sobre a aplicação do decreto de lei”.

Os 150 enfermeiros, que estão com contrato individual de trabalho, exigiam que lhes fossem “pagas, de acordo com a lei, as horas de qualidade e extraordinárias, devidas desde janeiro de 2011″, uma verba que, no total, ronda o meio milhão de euros”, referiu Dina Mendonça.

A greve, que estava prevista para os próximos dias 28, 29 e 30, foi desconvocada pelos enfermeiros, reunidos em plenário.

 

Texto Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.