Fuga de amoníaco em fábrica leva dezenas ao hospital da Figueira

Posted by
Spread the love

Cerca de 30 pessoas estão em observação no Hospital da Figueira da Foz devido à fuga de amoníaco ocorrida esta sexta-feira numa fábrica na localidade de Marinha das Ondas, disse à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.

De acordo com o chefe de equipa do Serviço de Urgências daquele hospital, José Couceiro, até às 17:00 tinham dado entrada naquela unidade 24 pessoas, “clinicamente estáveis, com alguma dificuldade respiratória”.

“São situações aparentemente controladas e leves”, mas “os doentes ficarão em observação algumas horas”.

O médico acredita que o número de pacientes poderá aumentar, dado que estiveram expostas à fuga “todos os trabalhadores”, que são cerca de 400.

Uma fuga de amoníaco numa fábrica na Marinha das Ondas, Figueira da Foz, obrigou hoje à retirada dos cerca de 400 trabalhadores.

Segundo adiantou à Lusa o comandante dos bombeiros municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório, a fuga de amoníaco ocorreu na fábrica da Lusiaves, um centro de abate de frangos, situado na localidade da Marinha das Ondas.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Figueira da Foz, em declarações à Lusa, no terreno está uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que tem feito a triagem das vítimas.

A mesma fonte adiantou que o alerta foi dado pelas 14:55 e que “está a ser feita a contenção da fuga do depósito de amoníaco”.

No local, estão cerca de duas centenas de pessoas. Uma psicóloga do INEM está a fazer a triagem dos trabalhadores, tentando perceber em que locais se encontravam quando se deu a fuga, reencaminhando-os depois para o posto avançado da instituição.

Além do posto, o INEM tem também no local uma viatura de intervenção em catástrofe e quatro viaturas médicas, duas de Coimbra, uma da Figueira da Foz e outra de Leiria.

Na zona estão também ambulâncias dos bombeiros voluntários e municipais, da Figueira da Foz e de Pombal, e elementos e meios da GNR e da Cruz Vermelha.

De acordo com o CDOS, pelo menos um dos feridos foi transportado para o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, não adiantando mais informações.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.