Preço dos combustíveis volta a descer hoje

Posted by
Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

Depois de as últimas semanas terem sido marcadas pela descida dos preços dos combustíveis nas bombas portuguesas, hoje há mais uma redução. Será a sexta semana consecutiva de quedas, depois de a gasolina 95 e do gasóleo terem registados os valores mais altos de sempre. A 9 de abril os preços atingiram máximos, com o gasóleo a tocar nos 1,530 euros por litro e o litro da gasolina a cotar nos 1,784 euros. No último caso, mais 26,5 cêntimos do que no início do ano.

Este pico antecedeu as descidas sentidas até agora e foi marcado, essencialmente, pela escalada do petróleo. Em meados de março, o barril de Brent do Mar do Norte, que serve de referência para Portugal, fixou-se nos 126 dólares, menos 20 dólares do que os valores atuais.

Subidas que acabaram por refletir-se nos preços dos principais revendedores. Assim, nos três primeiros meses do ano, o preço da gasolina aumentou 11,8 por cento e o do gasóleo seis por cento, de acordo com a APETRO.

Depois dos máximos históricos, o restante mês de abril e a primeira metade de maio foram marcados por descidas. O preço médio da gasolina é, agora, de 1,641 euros por litro e, no caso do gasóleo, de 1,443 euros/litro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Nas últimas cinco semanas, os combustíveis baixaram nove por cento – o litro da gasolina caiu 9,1 por cento, o gasóleo desceu 9,4 por cento.

Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.