Poeta João Rasteiro honrado por receber o 1.º Prémio Literário Manuel António Pina

Spread the love

O poeta João Manuel Vilela Rasteiro, de Coimbra, mostrou-se hoje (21) “extremamente honrado” por receber o primeiro Prémio Literário Manuel António Pina, atribuído pela Câmara Municipal da Guarda. O prémio, no valor de 2.500 euros, foi hoje entregue ao vencedor, numa cerimónia realizada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, naquela cidade, na presença do patrono.

João Manuel Vilela Rasteiro, que concorreu com a obra “A Divina Pestilência”, com o pseudónimo de João Cenáculo, disse que recebeu o galardão “com muita honra, por ter o nome de Manuel António Pina e por ser a primeira edição”. “Estou extremamente honrado e reconhecido”, declarou o poeta, de 45 anos, que é técnico superior no departamento de cultura da Câmara Municipal de Coimbra, no espaço Casa da Escrita.

O poeta disse à Lusa que o prémio ajuda a tornar a sua escrita conhecida, admitindo que “infelizmente, cada vez mais uma pessoa que escreve necessita de alguns prémios para ser reconhecida” fora de Lisboa e Porto. O autor do livro de poesia “A Divina Pestilência”, que ganhou o concurso e foi publicado pela editora Assírio & Alvim, disse que a sua obra salienta que “a poesia deverá ser cada vez mais uma pestilência, no sentido de provocar as pessoas”.

Manuel António Pina deu os parabéns ao poeta vencedor e reconheceu que o seu trabalho “prestigia o prémio” que tem o seu nome. Declarou que o galardão “está bem entregue”, apontando que concorreram 222 poetas e “havia muito por onde escolher”.

No Dia Mundial da Poesia, disse que a existência de um número tão elevado de concorrentes, significa que “por algum motivo as pessoas continuam a escrever poesia em Portugal e no resto do mundo”. “A poesia não é uma resposta, mas é uma interrogação sobre as questões essenciais: de onde viemos, quem somos e para onde vamos”, explicou.

Elsa Fernandes, vereadora da Câmara da Guarda, que entregou o prémio ao vencedor, lembrou que o mesmo foi instituído com o objetivo de homenagear o escritor e poeta Manuel António Pina, natural do distrito.

O júri do prémio foi formado, entre outros, por Manuel António Pina, Manuel Rosa (Editora Assírio e Alvim), José Manuel Vasconcelos (Associação Portuguesa de Escritores), Américo Rodrigues (escritor e poeta) e Virgílio Bento (vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda).

O prémio irá premiar anualmente, de forma alternada, obras inéditas de poesia e de literatura infanto-juvenil, tendo distinguido na primeira edição uma obra de poesia. O poeta Manuel António Pina, o patrono do prémio, nasceu no Sabugal em 1943, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias entre 1971 e 2001.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.