17 anos: um sonho conjugado no futuro para Inês

Spread the love

Os olhos vivos e o sorriso aberto de Inês não mentem. Acabou de fazer 17 anos e acredita que o mundo é o lugar para ela e para o sonho que sabe que vai concretizar. Para já, a escola e os amigos. O namorado, claro. E a dança jazz que continua a gostar de praticar no Colégio de S. José.

Depois do 12.º ano que fará no próximo ano letivo, na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, quer fazer o curso de direito e gostava que fosse na Universidade de Coimbra, “porque assim posso ficar em casa, com os meus pais”. Mas também “porque a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é um boa faculdade e dá uma boa preparação”, remata.

Direito porquê? É uma área que “sempre me interessou muito. Sempre gostei muito mais das letras que das ciências. Desde muito nova que sempre me interessou direito”, diz, afirmativa, talvez porque goste de argumentar, de fazer valer as suas razões e os seus pontos de vista… Pode até não ser assim, mas parece.

Experimentar estudar noutro país

Apesar do direito, não é a advocacia que lhe interessa. “Depois, queria ainda estudar línguas, português, inglês”, avança, o olhar já longe, nesse futuro em que acredita. Mas “também queria experimentar estudar noutro país, através do Erasmus, porque é muito enriquecedor”, afirma, lembrando a experiência recente da irmã, que esteve há pouco tempo em Paris, em casa de uma amiga a fazer Erasmus, onde “conheceu pessoas de todo o mundo”.

E o ensino? Em Portugal, diz, “há muitas coisas que podiam e deviam mudar”. Por exemplo, “o Estatuto do Aluno, que é demasiado exigente, sobretudo em termos de faltas”. afirma. Depois, lembra ainda, “comparando com outros países, temos uma carga horária demasiado grande. Passamos horas e horas na escola e, como está provado, o aproveitamento do tempo não é o melhor”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.