Junta de Freguesia de Infias oferece 500 euros por cada nascimento

Spread the love

A Junta de Freguesia de Infias, no concelho de Fornos de Algodres, deliberou atribuir 500 euros a cada criança que nasça na aldeia como forma de “combater a desertificação”.

Segundo o presidente da Junta de Infias, Luís Agostinho, a medida que foi aprovada em dezembro do ano passado, para vigorar a partir deste ano, destina-se a incentivar os casais jovens a instalarem-se na freguesia e “aí terem os seus filhos”.

“Tal como acontece com a maior parte das freguesias do nosso distrito, a desertificação há muito que é o maior flagelo e embora estejamos conscientes, que a solução possa não ser milagrosa, sempre é um incentivo para que jovens casais optem por residir na nossa freguesia”, disse hoje o autarca à Lusa.

Luís Agostinho refere que com a deliberação, a Junta tenciona “estimular o aparecimento de crianças que possam dar alguma vida” à localidade que dista cerca de 2,5 quilómetros da vila de Fornos de Algodres e tem cerca de 600 habitantes.

“A escola primária da freguesia está fechada há cerca de quatro anos, mas estamos a tentar fazer com que, a médio ou a longo prazo, possamos ter novamente crianças que voltem a reabrir a escola, porque neste momento temos cinco crianças no jardim de infância”, explicou.

Com a atribuição do subsídio de 500 euros por cada criança que nasça na freguesia, a Junta pretende “fixar mais casais”, porque “as pessoas que queiram ter acesso a este apoio, têm que residir, obrigatoriamente, na área da freguesia”.

O autarca está esperançado no sucesso da medida, tendo em conta a atual época de crise e o facto de a ideia ter sido “bem recebida” pela população.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.