Set Sax no Conservatório de Coimbra

Spread the love

A proposta para mais uma noite do Festival de Música de Coimbra (FESMUC) passa, também, por uma novidade há muito aguardada: a abertura à cidade da sua nova sala de concertos, no Conservatório de Música de Coimbra, Escola Secundária Quinta das Flores, com a apresentação do grupo Set Sax Quartet.

Quando forem 21H30, as portas da sala que, de acordo com os especialistas, é a única preparada tecnicamente para espetáculos de música em Coimbra, irão abrir-se a todos os que quiserem testemunhar aquele que é um momento importante para a vida cultural da cidade.

Logo após esta estreia absoluta, o FESMUC 2010 prossegue na quarta-feira, 10 de novembro, com um recital de violino e guitarra, na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

Hoje, os Set Sax Quartet apresentam um concerto a integrar obras de Henk Huizinga, Astor Piazzolla, Pedro Iturralde, Heiner Wiberny, Heiner Wiberny e das duplas de compositores Charlie Parker/Peter Decker; Dizzy Gillespie/Rainer Müller-Irion e Scott Joplin/Jean-Marc Larché.

Formado por Pedro Rego (saxofone soprano), Ricardo Branco (saxofone alto), Daniel Costa (saxofone tenor) e André Cabica (saxofone barítono), o Set Sax Quartet surgiu em Setembro de 2003, no Conservatório Regional de Setúbal e tem por objetivo permitir a realização de música de câmara e divulgar o repertório musical do saxofone, desde transcrições de obras clássicas à música contemporânea, passando pela música ligeira e pelo jazz.

Desde a sua formação, o Set Sax Quartet apresentou-se em diversos concertos, um pouco por todo o país, nomeadamente em Setúbal, Palmela, Lisboa, Almada, Foz do Arelho, Ourém, Fátima, Aveiro e Açores (Faial). Em Abril de 2006, participou no XIV Festival Internacional de Música para Jovens de Gaia. Em Dezembro de 2006, esteve no workshop de Saxofone em Ourém, orientado por Pedro Rego.

O grupo participou, em Abril de 2007, nas comemorações do 507.º aniversário do Achamento do Brasil, em Porto Seguro. Integrou o II Festival Internacional de Saxofone de Palmela. Em Março de 2009, deslocou-se a Madrid, onde participou no I Concurso Yamaha de Quartetos de Saxofone.

Quanto à próxima quarta-feira (10 de novembro), o ciclo de concertos “Noites na Biblioteca Joanina” irá apresentar , a partir das 21H30, a dupla Bruno Monteiro (violino) e Maria Paula Marques (guitarra) que interpretará, na primeira parte do recital, temas de autoria de Nicollò Paganini (1782-1840), Mauro Giuliani (1781-1829) e de Manuel de Falla (1876-1946). A segunda parte do espetáculo será preenchida por obras de Heitor Villa-Lobos (1877-1959) e de Astor Piazzolla (1921-1992).

Qualquer dos dois concertos do Festival de Música de Coimbra têm acesso gratuito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.