Escola de música foi inaugurada em Ceira

Posted by
Spread the love

Com 25 mil euros atribuídos pela Câmara Municipal de Coimbra e muita carolice dos dirigentes da Associação Recreativa e Musical de Ceira (ARMC), foi possível inaugural anteontem a nova escola de música da freguesia.

Aproveitando o fator de atração que representa a filarmónica da terra, não tem sido difícil encontrar jovens interessados em aprender música, quase sempre de forma gratuita; mas as novas instalações vão permitir, a partir de agora, leccionar aulas pagas.

Ainda em fase de inscrições, há 20 alunos particulares e sete que vão aprender para ingressarem depois nas fileiras da filarmónica.

O presidente da ARMC, Paulo Justo, explicou que esta escola de música ocupa o andar superior da instituição, onde existia um museu fechado. Esta dotada de três pequenas salas, com isolamento acústico, onde será possível tocarem em simultâneo, três naipes diferentes de instrumentos. Acresce uma sala para formação teórica.

Preocupado em encontrar dirigentes associativos que dêem continuidade a projeto, Paulo Justo não descura, todavia, o aspecto financeiro porque cada membro da banda custa (em média) 1.500 euros em farda e respetivo instrumento musical.

O presidente da câmara, Carlos Encarnação, esteve presente na inauguração para dizer que, nos últimos anos, “quis dar expressamente um apoio importante às filarmónicas do concelho”, como reconhecimento pelo trabalho feito em prol da cultura e ensino da música. Afirmando que cada uma das áreas do ensino musical tem o seu próprio espaço, o autarca disse que “o programa delineado em relação à música está concluído”, aludindo à conclusão do Conservatório, que será inaugurado e breve, fechando assim o ciclo de investimentos da autarquia e Estado central.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.