Petardo rebenta durante fogo de artifício em Ribeiradio

Dezassete pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade, na sequência do lançamento de fogo de artifício nas festas de Ribeiradio, concelho de Oliveira de Frades, disse o comandante dos bombeiros locais.

“À meia noite foi lançado fogo de artifício, um dos canudos deve ter tombado, o que projetou um petardo que rebentou no meio do público”, contou o comandante Fernando Farreca, acrescentando que estariam mais de 1.000 pessoas nas festas.

Segundo Fernando Farreca, o ferido mais grave “levou com o petardo em cheio” e foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) “para ser operado à zona do abdómen”.

Para o Hospital de S. Teotónio, em Viseu, foram transportadas 12 pessoas, “com ferimentos mais ligeiros, como escoriações, pequenas queimaduras e algumas perfurações nas pernas e braços provocadas pelos explosivos”.

“No local foram assistidas quatro pessoas, com pequenos arranhões”, acrescentou.

Fernando Farreca contou que “as festas de Ribeiradio têm grande tradição, estariam lá mais de mil pessoas e gerou-se o pânico”.

Valeu “uma assistência muito rápida”, até porque no local se encontrava uma viatura dos bombeiros com cinco elementos que “começaram logo a prestar socorro até que chegassem as ambulâncias”, contou.

“As comissões de festas tiram as licenças para o fogo na câmara e depois a câmara diz que tem que ser com o conhecimento dos bombeiros e que têm que estar presentes”, explicou.

O comandante dos Voluntários de Oliveira de Frades ressalvou que, no entanto, estes bombeiros “estão em prevenção ao fogo, porque pode cair algo incandescente no pinhal ou no mato, e não para este tipo de acidente”.

“Felizmente os bombeiros que se encontravam no local são pessoas preparadas e começaram logo a prestar socorro”, frisou.

Ao local do acidente deslocaram-se três dezenas de bombeiros de Oliveira de Frades e de Sever do Vouga, dois enfermeiros e um médico, que contaram com a ajuda “de um médico local que rapidamente começou a prestar apoio aos feridos”, referiu.

No local encontra-se a GNR a averiguar as causas do acidente.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.