1.º Campeonato da Europa de Remo já arrancou

Posted by
Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

As selecções de remo de 34 países europeus já estão em MontemoroVelho, prontas para competir nas águas do Mondego. A sessão inaugural do 1. º Campeonato Europeu de Remo 2010 aconteceu ontem, no Centro de Alto Rendimento (CAR). Mais de 24 milhões de euros depois, o projecto da autarquia de Montemor dá agora os seus frutos, afirmando a importância do avultado investimento.

Com condições “excepcionais e incomparáveis” para a prática deste, e de outros, desportos náuticos, frisou o presidente da câmara, Luís Leal, o Centro Náutico lança as bases para um novo paradigma de turismo de desporto e lazer na região. E também para o primeiro de muitos eventos, de igual ou maior importância, no equipamento. E a iniciativa que arrancou, frisa, leva “o nome da terra tal como o fez Fernão Mendes Pinto”, a todos os cantos da Europa e do mundo.

Os sonhos começaram ontem a ser concretizados em Montemor. O sonho do presidente de que “a jovem infra-estrutura se torne uma referência mundial” no remo e, sobretudo, o sonho dos atletas. Estes que, a partir de agora, “vão ter condições iguais às da Europa e do resto do mundo”, afirmou Laurentino Dias. “Há dois anos sonhámos que seria possível”, continuou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, “e foi”.

Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Mónaco, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Federação Russa, Eslovénia, Sérvia, Suíça, Eslováquia, Suécia, Ucrânia e Portugal são os países a marcar presença, até domingo, em Montemor.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.