17% dos alunos até ao 1.º ciclo são estrangeiros
Os alunos estrangeiros no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do concelho de Coimbra já representam 17% do total nestes dois níveis de ensino. Com idades entre os três e os dez anos, são quase todos filhos de migrantes estrangeiros a trabalhar em Portugal, com os cidadãos brasileiros a assumirem especial preponderância.
Dos 884 alunos estrangeiros, de 49 nacionalidades, matriculados nos estabelecimentos pré-escolar (710) e 1.º ciclo do ensino básico (174), 460 são brasileiros, o que confirma o crescimento dos números da emigração oriunda do país irmão de Portugal do outro lado do Atlântico. Ou seja, mais de metade dos alunos estrangeiros a estudar em escolas de Coimbra até ao 1.º ciclo são brasileiros.
No ranking do maior número de alunos por nacionalidade, regista-se uma forte presença de angolanos, em 2.º lugar e em muito maior número do que crianças de outros países dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) São Tomé e Príncipe não ultrapassa as 23 crianças matriculadas, Guiné Bissau tem 15, Cabo Verde com 14 e Moçambique tem 12.
Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS assinaturas@asbeiras.pt