Opinião – O embalo que sairá caro

Posted by
Spread the love

Já todos percebemos que afinal, mesmo apesar dos supostos tempos fantásticos, “não há dinheiro para tudo“. Nunca foi diferente, mas talvez porque a economia não esteja a crescer assim tanto, porque os juros irão subir, porque a divida pública continua altíssima, essa ideia venha colocar fim ao optimismo governativo. Na realidade, se pensarmos que , nos últimos anos, temos tido as mais baixas taxas de juro das últimas décadas e que vivemos um ciclo de crescimento económico , este governo tem-se limitado a fazer gestão corrente, sem se preocupar muito com medidas mais estruturais sobre o Estado. No dia em que aquelas variáveis deixarem de influenciar positivamente uma pequena economia como a de Portugal, estaremos com mais dos mesmos problemas. No Estado, a grande maioria das despesas são, naturalmente, recursos humanos. Estes, por sua vez, são essenciais para a realização das suas funções, pelo que são realmente o seu principal ativo. Temos, no entanto e no meu ponto de vista, um problema de base que se relaciona com a sua organização e avaliação. No que respeita a organização, não é possível compromisso sem responsabilidade, e o modo centralista como tudo se constrói não permite gestão e liderança de proximidade. Além disso, a redução do horário de trabalho, em vez da valorização desse trabalho, foi mais um recuo e um sinal errado à sociedade, para desprestigiar a função pública dessas pessoas. Sobre a avaliação, o Estado continua a agir como se os seus funcionários fossem todos iguais e , portanto, sem avaliação, todos progridem automaticamente. Esta ideia aparentemente cómoda faz com que não se valorize quem mais trabalha, tornando toda a gestão de recursos humanos irracional.

Em Portugal ganha-se geralmente mal. Profissões como os médicos ou professores, se dedicados exclusivamente à sua função de serviços públicos não têm salários consentâneos com a responsabilidade e importância do que fazem. Mas, pensar-se que todos são iguais e que todos devem ter progressões automáticas, é um engano sem futuro.

Por falar em recursos humanos, vivemos num tempo em que escasseiam pessoas para funções operacionais nas nossas fábricas, em contraste com as funções administrativas, onde , principalmente os mais jovens, formam filas do lado da oferta. Este é um tema que forçosamente conduzirá a aumento do nível dos salários dessas funções, o que para um País como Portugal poderá ser um avanço social importante. Claro que tudo funcionará bem, se as empresas apostarem de forma contínua em inovação, de modo a competir no panorama interno e externo. Claro que, por sua vez, para essa competitividade aumentar, as empresas e os cidadãos deveriam ter uma carga fiscal menor, deveriam estar expostas a menos burocracia e a menos custos de contexto. Essa parte já depende de reformas do Estado que também deveriam ser contínuas. Essa é a parte que uma boa parte dos partidos políticos não quer enxergar e que este Governo se deixou embalar. Enquanto os juros estiverem baixos e a economia crescer, com muito esforço de muitos portugueses que continuam a trabalhar 40 ou 50 horas por semana, se não mais, e de muitos empresários que arriscam e investem, o embalo não incomodará ninguém em especial. Mas, quando tal deixar de acontecer, talvez e mais uma vez, nos arrependamos de mais uns anos e oportunidades perdidas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.