Prémio Estação Imagem vai pela primeira vez para uma mulher

Posted by
Spread the love

Foto Lusa

Patrícia de Melo Moreira venceu o prémio Estação Imagem 2018 Coimbra e tornou-se a primeira fotojornalista mulher a fazê-lo. O seu trabalho “Verão Negro”, sobre os incêndios de 2017, foi o vencedor do prémio. Patrícia de Melo Moreira tem 34 anos e é fotojornalista da agência France-Press (AFP).

Para a vencedora, ser a primeira mulher a vencer este prémio (que vai na nona edição) “significa que deve haver mais mulheres no fotojornalismo”. “O prémio Estação Imagem já existe há alguns anos e ser a primeira mulher, só agora, a ganhar o prémio principal, quer dizer alguma coisa. Das duas uma: ou as mulheres não estão a receber incentivos suficientes para estarem no fotojornalismo e para fazerem os seus projetos, ou então também quer dizer que as mulheres têm de concorrer mais, participar mais, serem mais confiantes e terem mais proatividade para participarem, seja nos concursos seja no fotojornalismo”, afirmou.

Coimbra recebeu pela primeira vez esta iniciativa. A programação decorreu ao longo da semana e a cerimónia da entrega de prémios encerrou a programação no Convento de São Francisco, mas algumas exposições ainda vão poder ser visitadas nos próximos meses na cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.