GEFAC volta ao Teatro da Cerca com espetáculo em torno da “memória”

Spread the love

A memória e tudo o que ela representa, de retrospetivo relativamente ao que fomos e de prospetivo quanto ao que podemos vir a ser. Assim se apresenta o espetáculo de teatro dança com que o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) regressa ao Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra, quase um ano depois de lá ter estreado.

Ontem, na apresentação deste “De Novo Mar”, exatamente no TCSB, espaço municipal habitado e programado pel’A Escola da Noite, Pedro Rodrigues, daquela companhia de teatro de Coimbra, destacou este como um dos mais importantes momentos na programação da sala em 2018, chamando a atenção para a “equipa de luxo” que esteve e está na criação do espetáculo e ainda para a valorização devida pela cidade aos organismos e secções culturais da Academia de Coimbra.

Aos jornalistas, Vasco Nogueira, responsável pela coordenação geral de uma equipa artística onde pontuam ainda nomes como Leonor Barata (coreografia), Filipa Malva (cenografia), Eduardo Pinto (vídeo) e Jonathan de Azevedo (luz), lembrou que o espetáculo foi criado no âmbito da celebração dos 50 anos do GEFAC.

Chamando a atenção para a presença de jovens estudantes de origens tão diversas como o Irão, Turquia, Argentina, Alemanha, Itália e Polónia, que se juntam aos portugueses em palco, Vasco Nogueira lembra o tema central – as festividades do Espírito Santo que vingaram sempre nos Açores – para evocar a marca maior do GEFAC, “porto de abrigo e porto de partida” para tantos em 50 anos de andanças. E lembra o desafio necessário numa interrogação ao público: que valor tem hoje a etnografia na construção de novos caminhos?

“De Novo Mar” regressa ao TCSB entre 16 e 18 de março (sexta-feira e sábado às 21H30, domingo às 18H30). Sexta- feira, às 23H00, vai ser lançado o DVD do espetáculo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.