Voluntários garantem dinheiro para renovação total do quartel

Posted by
Spread the love

Luís Carregã

Os Bombeiros Voluntários de Coimbra vão ter, finalmente, o seu quartel modernizado. Não se trata de uma mera intenção como outras dezenas de notícias foram dando conta ao longo das duas últimas décadas. Desta vez trata-se de um processo sem retorno.
O presidente da direção da associação humanitária, Henrique Fernandes, confirmou ontem que foi, oficialmente, aprovada a candidatura a fundos comunitários que a instituição apresentou no ano passado, no âmbito Poseur – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Um investimento total de 625 mil euros, assegurados em 500 mil euros por dinheiro da Europa, 90 mil euros pela Câmara de Coimbra e 36 mil euros por dinheiros próprios da instituição, que os bombeiros acreditam que vão obter através da “solidariedade dos cidadãos”, confessou Henrique Fernandes. Nesse sentido está a decorrer uma campanha para que, na próxima apresentação do IRS, os munícipes preencham o quadro 11 com o NIF 501 217 240.
O projeto contempla a requalificação do edifício fronteiro dos bombeiros, situado na Av. Fernão Magalhães, e demolição e reconstrução do edifício posterior, com saída para a Travessa dos Oleiros. As operações de saída das viaturas vão passar a ter lugar por esse acesso. Neste contexto, o atual edifício das traseiras – que os técnicos consideram não cumprir os mínimos de segurança – vai voltar a ter os três pisos, mas será mais estreito porque terá de ceder 176 m2 à via pública, bem como conceder mais 12 metros à atual parada, situada entre os dois edifícios.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.