Câmara de Vila Nova de Poiares vai investir 300 mil euros em saneamento

Spread the love

A Câmara de Vila Nova de Poiares vai investir 300 mil euros na rede de saneamento básico, para eliminar fossas séticas e poços em algumas das localidades do concelho, anunciou hoje a autarquia.

A intervenção vai ser feita com o apoio de fundos comunitários, cuja candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) foi aprovada e dada “a conhecer na última reunião do executivo municipal”, a 03 de fevereiro, informou a autarquia, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto “visa o fecho de sistemas de saneamento de águas residuais”, sendo que a intervenção de 300 mil euros vai permitir eliminar fossas séticas e poços nas localidades de Ferreira, Avessada, Vale de Gião e Fundo da Vila e estender o serviço “em Vale de Gião, Lombada e Cabeço de Celas”, referiu o município.

No âmbito da intervenção, com um financiamento de 85% por parte de fundos comunitários, está prevista “a implementação de coletores, estações elevatórias e respetivas condutas, como também a colocação de caixas de visita em todos os pontos de mudança de direção e de junção de coletores”.

Esta intervenção permite “corrigir e eliminar um autêntico problema ambiental e de saúde pública” que afeta as “populações, sobretudo no Verão”, face aos “cheiros nauseabundos”, sublinhou o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, citado na nota de imprensa.

Para o autarca, esta obra não seria realizada caso não houvesse apoio financeiro dos fundos estruturais.

Algumas das intervenções previstas já estão adjudicadas e devem arrancar ainda durante o mês de fevereiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.