Limpeza de mais de 14 mil metros de condutas garante qualidade da água

Posted by
Spread the love

 

A empresa municipal Águas de Coimbra está a proceder, até 27 de janeiro, à limpeza das principais condutas de distribuição de água do concelho. A intervenção decorre de forma faseada.
“Sendo certo que a água distribuída pela Águas de Coimbra é de excelente qualidade para consumo humano, compete a esta entidade gestora garantir que a água atravessa as infraestruturas do sistema de abastecimento – nomeadamente, os reservatórios e as condutas de distribuição –, sem perder qualidade”, realça uma nota enviada à comunicação social. Para isso, sublinha, “é necessário assegurar a higienização regular das infraestruturas que a transportam”.
A lavagem e desinfeção de reservatórios e tanques é já uma prática corrente, realizada anualmente, garantindo que o armazenamento de água é feito em boas condições. No que respeita às condutas de abastecimento de água, realizam-se descargas regulares, que permitem a libertação dos sólidos em suspensão na água. Esta prática, porém, não é suficiente para remover o chamado biofilme interior, ou seja, uma fina camada que se forma naturalmente pela acumulação de micropartículas transportadas pela água.

Limpeza do biofilme
A presença de um biofilme no interior de condutas de água pode comprometer a qualidade da água e torná-la turva, devido às partículas em suspensão, provocando um impacto negativo nos consumidores.
Para remover o biofilme, a Águas de Coimbra vai usar a técnica que considera ser mais eficaz e com menor risco para a qualidade da água, que consiste na utilização de água e injeção de ar de forma descontinuada. Desta forma, “consegue-se remover o biofilme, além de sedimentos e areias existentes nas condutas”, refere a empresa municipal.

 

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.