Eleições para a Associação Académica de Coimbra começam hoje, com dois candidatos

Posted by
Spread the love
alexandre-amado-e-joao-carvalho

Alexandre Amado e João Carvalho – Fotos de Bruno Lé

As eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) começam hoje e terminam na terça-feira, contando com dois candidatos à liderança da mais antiga associação de estudantes do país.

João Carvalho, estudante de 20 anos de Filosofia, e Alexandre Amado, estudante de 23 anos de Direito, são os candidatos à direção-geral da AAC, neste momento liderada por José Dias.

A lista A (Até Quando), liderada pela segunda vez consecutiva por João Carvalho, quer romper com a “postura inativa” das direções gerais dos últimos anos e promete mobilizar os estudantes para “a ação de rua”.

Como principais bandeiras da lista, estão a exigência de um maior financiamento do ensino superior e o fim das propinas.

Já o atual vice-presidente da AAC que lidera a lista C (A Tua Causa) promete um projeto “novo”, mas que assenta na “identidade da atual liderança”, tendo como principal proposta a luta por uma revisão do financiamento do ensino superior, de forma que se caminhe para um “ensino público e gratuito”.

Os dois candidatos mostram-se contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação.

As eleições, que contam com 20 mil possíveis votantes, decorrem hoje e terça-feira, entre as 10:00 e as 19:00 nas faculdades, e das 22:00 à meia-noite nas cantinas azuis, sendo que para além das eleições para a direção-geral, as duas listas concorrem ao conselho fiscal (eleito pelo método de Hondt).

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.