Museu de Aveiro integrado na Rede Portuguesa de Museus

Posted by
Spread the love
www.pportodosmuseus.pt

www.pportodosmuseus.pt

A Câmara de Aveiro congratulou-se hoje com a credenciação e consequente integração do Museu da Cidade na Rede Portuguesa de Museus, na sequência de uma candidatura apresentada pela autarquia.

A medida consta de um despacho do secretário de Estado da Cultura publicado na passada quinta-feira no Diário da República e que tem efeitos a partir de hoje.

“Trata-se de mais um passo importante na aposta da Câmara numa nova gestão museológica, permitindo a integração do Museu da Cidade na Rede Portuguesa de Museus, como garante da sua qualidade, sendo mais um fator de distinção e promoção deste equipamento cultural municipal”, refere uma nota da autarquia.

A Câmara realça ainda que esta conquista surge numa fase em que o município está a iniciar a gestão do Museu de Aveiro (Museu de Santa Joana), na sequência de um contrato de delegação de competências assinado entre o Governo e a autarquia.

A Câmara garante ainda que continua a investir de forma estratégica na Cultura e no Turismo do município, tendo nos seus museus “um ativo muito importante e propiciador de atratividade” para quem visita o concelho, apostando “numa lógica de valorização integrada do conjunto da oferta museológica da cidade e do município”.

O Museu da Cidade é o pólo central da rede municipal de núcleos museológicos da autarquia e encontra-se instalado num edifício com uma fachada ao estilo Arte Nova.

Este núcleo ilustra a história e evolução local representada em exposições temporárias, bem como acolhe a cidade, centro de vida e transmissora de conhecimentos, como abrigo de memórias a preservar e perpetuar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.