Obras no Seminário de Leiria para acolher centro pastoral concluídas em julho

Posted by
Spread the love

Seminário Diocesano de Leiria - Leiria

As obras no Seminário de Leiria para acolher o Centro Pastoral Diocesano vão estar concluídas em julho, após um investimento de 1,2 milhões de euros, a última fase do projeto de remodelação do edifício iniciada em 2009.

“O projeto de remodelação do Seminário de Leiria começou a ser pensado a partir do momento em que se deixou de ter seminário menor [até ao ensino secundário] na diocese e os seminaristas maiores [estudos superiores] passaram a ser enviados para outros seminários”, explicou à agência Lusa o padre José Augusto Rodrigues.

Ao mesmo tempo, “os serviços diocesanos foram progressivamente ocupando os espaços disponíveis na casa”, embora “tivessem sido pensados para outras finalidades” (salas de estudo e de aulas, dormitórios e quartos para os seminaristas), referiu o sacerdote.

Segundo o reitor, havia, por parte da Diocese de Leiria-Fátima, “cada vez mais a necessidade de dotar os seus serviços de instalações mais adaptadas às suas funções, que oferecessem melhores condições de trabalho aos seus funcionários e pudessem acolher com mais qualidade as comunidades cristãs que os frequentavam”, pelo que a primeira fase do projeto de remodelação do edifício do seminário foi colocada em prática em 2009.

As obras, concluídas em dezembro de 2010, contemplaram uma “área reservada para acolher os seminaristas sempre que estiverem na diocese e para as atividades do pré-seminário”, a criação de uma casa de retiros “para os grupos eclesiais desenvolverem as suas atividades de oração, reflexão e formação”, e a residência sacerdotal.

“Em dezembro de ano passado deu-se início a uma nova etapa, com vista à instalação do Centro Pastoral Diocesano”, que vai acolher todos os serviços diocesanos, os movimentos eclesiais e a redação do Jornal Presente, afirmou o responsável.

O investimento é de cerca de 1,2 milhões de euros, sendo que a diocese e o seminário “suportarão a parte principal”, tendo sido dirigido ao Santuário de Fátima um pedido de subsídio.

Estando garantido cerca de um milhão de euros, o seminário já lançou uma campanha de angariação de fundos pelas paróquias”, para conseguir a verba restante, declarou o reitor.

O Seminário Diocesano de Leiria abriu em 1965. Foi pensado para ter 250 alunos, mas chegou a ter 280.

O padre José Augusto Rodrigues destacou que “o seminário continuará a desenvolver a sua função de promover as vocações sacerdotais”, onde, no pré-seminário, são atualmente acompanhados cerca de 30 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

“Não temos seminaristas internos. Ao mesmo tempo, o bispo diocesano confiou aos seminários do patriarcado [Lisboa] a formação dos seus seminaristas maiores. Por isso, a casa está disponível para outras funções que sirvam os interesses da diocese”, acrescentou o reitor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.