Fábrica de “pellets” para aquecimento ajuda a limpar áreas florestais na Guarda

Posted by
Spread the love

Pellets

Três jovens empreendedores da Guarda anunciaram hoje que pretendem instalar naquela cidade uma fábrica de “pellets” de giesta para aquecimento, que contribuirá para a limpeza dos terrenos e para a prevenção dos incêndios florestais na região.

O projeto de Bruno Almeida, Fernando Gouveia e João Ferreira, denominado “GPellets”, foi o vencedor, na Beira Interior, do concurso InovEmpreende 2014 promovido pela Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria.

Segundo os promotores, o projeto, que inclui a construção de uma central de biomassa, tem por objetivo valorizar os recursos endógenos para a produção de “pellets” (pedaços de madeira comprimida) mais eficientes, com profunda preocupação pelo meio ambiente e pelo desenvolvimento local.

“A mais-valia deste projeto para esta região é realmente a manutenção da floresta, a contribuição para o meio ambiente, a redução de emissões de CO2, a produção e a utilização da biomassa e dos produtos endógenos para a fabricação de um produto para aquecimento que é a ‘pellet’, que se usa muito e que está em expansão”, disse à agência Lusa Fernando Gouveia.

O responsável lembrou que os países nórdicos “já há muitos anos que utilizam caldeiras [de aquecimento alimentadas] a ‘pellets’ e em Portugal há um défice de 80%”.

Fernando Gouveia referiu que as ‘pellets’ produzidos a partir de giestas são de “qualidade extrema” e possuem um “valor calorífico muito superior” aos que estão atualmente no mercado.

Os mentores do projeto lembram que o mesmo começou “numa conversa entre três amantes da Natureza que chegaram à conclusão que tinham a mesma ideia e decidiram juntar-se para a desenvolver”.

“Chegámos à conclusão de que há muito mato nos terrenos da região e dado o risco eminente de incêndios florestais é urgente a limpeza destes e o seu aproveitamento para produção de ‘pellets’”, acrescentaram.

A unidade de fabrico de “pellets” de giesta, que contempla a criação de uma central de biomassa com duas linhas de produção, com capacidade para produzir entre sete a oito toneladas por hora, está projetada para o parque industrial da Guarda.

O plano de construção da fábrica, que tem um investimento previsto de 500 mil euros, está elaborado e os seus mentores pretendem candidatar o projeto aos fundos comunitários do Portugal 2020.

Os empreendedores do “GPellets” estimam criar 12 postos de trabalho, logo no arranque da unidade, e pretendem colocar o produto, que é utilizado como fonte de calor e de energia em lareiras, caldeiras e salamandras, entre outros equipamentos, no mercado nacional e internacional.

O projeto tem o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Guarda, do Instituto Politécnico da Guarda, da Associação Empresarial da Região da Guarda – NERGA e da Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.