Recapturados reclusos que fugiram de prisão de Leiria

Posted by
Spread the love

PRISAO

Os dois reclusos que se evadiram do Estabelecimento Prisional de Leiria no domingo foram hoje recapturados, disse à agência Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

“A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informa que foram recapturados, ao princípio da tarde de hoje, por elementos da Guarda Nacional Republicana e do Corpo da Guarda Prisional os dois reclusos que ontem [domingo], ao final da tarde, se haviam evadido do Estabelecimento Prisional de Leiria”, informa uma nota desta entidade, que não indica o local, nem as circunstâncias da recaptura.

Fonte da GNR disse à Lusa que a recaptura foi realizada pelo comando territorial de Aveiro da GNR.

Hoje de manhã, esta direção-geral anunciou a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias que permitiram, no domingo, a fuga dos dois reclusos.

Segundo informação remetida à Lusa, aquela direção-geral refere que foi “mandado instaurar um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, que é coordenado por magistrado do Ministério Público, para apurar as circunstâncias da ocorrência”.

A mesma nota explica que “a evasão ocorreu a partir do espaço celular e os reclusos, com 24 e 23 anos, encontram-se condenados por diversos crimes patrimoniais (furto, furto qualificado, roubo e condução de veículo sem habilitação legal), a penas que totalizam, respetivamente, 12 e 10 anos”.

A direção-geral esclarece ainda que “esta é a quarta evasão (uma delas ocorreu a partir de instituição de saúde não prisional) verificada no decurso deste ano no sistema prisional, estando unicamente por recapturar os dois evadidos de ontem [domingo]”.

Esta entidade garante ainda que o Estabelecimento Prisional de Leiria “está com uma ocupação aquém da sua capacidade de acolhimento”.

Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, “como sucede em situações similares, a ocorrência foi de imediato comunicada à PSP e à GNR”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.