Três em cada quatro alunos que perdem a bolsa na UC admitem desistir do curso

Posted by
Spread the love

estudantes

Uma estatística “impressionante”, obtida através de inquérito dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), dá conta de que 77 por cento dos 1.300 estudantes que perderam bolsa de estudo podem abandonar os estudos, ou seja cerca de mil.

Regina Bento, administradora dos SASUC, alertou que o número obtido com o inquérito “é apenas uma gota de água”, pois a investigação foi dirigida somente aos alunos “que se candidataram à bolsa e viram o pedido recusado”. O inquérito, realizado em março, pretendia “dar uma resposta imediata” e direcionar os vários casos para “o Fundo de Apoio Social ou para uma reavaliação da bolsa”, explicou Regina Bento, referindo que, de momento há 3.700 estudantes bolseiros, quando chegavam a ser “seis mil, há 10 anos”.

Assim, a administradora dos serviços prevê que “os números de pedidos e de apoios atribuídos aumentem e superem os dos anos anteriores”, referindo que o prazo de candidaturas termina dentro de uma semana, 21 de maio, e, até ao momento, já foram submetidas “cerca de 400 candidaturas”, o mesmo número de candidaturas registadas em 2013. O Fundo de Apoio Social (FAS), que contava com 220 mil euros em 2013, foi aumentado este ano para 300 mil euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.