Guerra de números entre PCP, PSD e Governo sobre emigrantes

Posted by
Spread the love

passaporte1

O número de portugueses a procurar emprego fora do país deve aumentar nos próximos tempos devido à política do atual Governo, prognostica o PCP, acrescentando que o secretário de Estado das Comunidades está muito longe da realidade. Isto porque, José Cesário, com origens em Viseu, aponta para que o número de portugueses a sair do país em 2013 tenha sido semelhante ao de 2012, altura em que saíram entre 100 a 120 mil pessoas de Portugal.

Pelo contrário, o membro da comissão política do PCP, Rui Fernandes, diz que “a emigração, de facto, mantém-se em níveis elevadíssimos e nem todos os portugueses que saem para países da Europa são do conhecimento oficial, têm registo oficial. Muitos andam em países da Europa em biscates, em situações que não há forma de contabilizar”, diz Rui Fernandes.

O PSD sai, entretanto, em defesa do secretário de estado, acreditando que o número de portugueses a saírem do país pode diminuir nos próximos anos com a melhoria da atividade económica, mas alerta que os destinos tradicionais estão mais complicados para os portugueses que procuram emprego fora.

 “O país, a partir do momento em que começa a crescer, a partir do momento em que o desemprego estabiliza ou começa a baixar, tem mais condições, mas aquilo que também é fundamental é o ambiente que se cria na sociedade”, disse o deputado pelo círculo da Europa, Carlos Gonçalves.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.