Alerta laranja em Viseu e Coimbra até segunda-feira

Posted by
Spread the love
Foto Luís Carregã

Foto Luís Carregã

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) acionou hoje o alerta laranja de risco de incêndio florestal para os distritos de Coimbra e Viseu e prolongou o alerta amarelo para os restantes distritos até às 21H00 de segunda-feira.

Desde a passada segunda-feira que a Proteção Civil tem acionado em todos os distritos o alerta amarelo, mas devido às previsões meteorológicas de continuação de tempo quente e seco foi decidido elevar para laranja em Viseu e Coimbra e prolongá-lo nos restantes distritos.

Segundo a ANPC, os alerta amarelo e laranja, terceiro e segundo níveis mais graves de uma escala de quatro, foram acionados tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, o que impõe as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de incêndio.

Os alertas amarelo e laranja pressupõem o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão, refere a ANPC, em comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias temperaturas acima dos 35 graus nas regiões do centro, sul e Minho, além dos valores da humanidade se situar entre os 10 a 20 por cento em extensas áreas do território.

O IPMA prevê ainda que as temperaturas mínimas sejam elevadas, próximas dos 20 graus no litoral, e que o que vento possa soprar forte nas terras altas das regiões do norte e centro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.