Invasão salgada do Baixo Vouga agravada por furto de portas de água, diz autarca

Posted by
Spread the love

aerial VougaO furto de portas de água, devido ao abandono do sistema de muros e comportas do Baixo Vouga, contribuiu para o rompimento da defesa dos campos agrícolas, que estão agora salinizados, sustentou hoje a Câmara de Estarreja.

Em declarações hoje à Lusa, o presidente da Câmara, José Eduardo Matos, disse que alertou, em janeiro, a Agência Portuguesa do Ambiente (Apambiente) para os riscos da situação e nada foi feito, pelo que os arrombamentos nas margens vieram agravar uma situação que já era difícil.

O autarca confirma que os muros de proteção dos esteiros de Estarreja e Canelas abriram rombos na margem sul, provocando a invasão dos campos agrícolas do Baixo Vouga pela água salgada, o que atribui também ao desleixo das entidades com tutela na área.

“O que acontece – além do conhecido problema do dique do Baixo Vouga, que está por concluir, e da pressão exercida pelas águas do rio Vouga, enquanto decorre a construção da barragem de Ribeiradio – é que ninguém cuida das valas e das portas de água, muitas das quais foram roubadas. Há um acumular de problemas e um abandono generalizado”, descreve José Eduardo Matos.

O furto das portas de água, estruturas metálicas móveis que controlam o caudal das valas, verificou-se em vários pontos e, apesar de estarem parcialmente submersas, o facto de se encontrarem em locais isolados e sem vigilância facilitou o seu desaparecimento.

O autarca queixa-se de que, à falta de intervenção estrutural (está por concluir o dique), se junta a ausência de manutenção do sistema de valas de drenagem existentes, o que torna “o problema gritante”, para o qual tem alertado, sem obter qualquer resposta.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.